A Câmara Municipal de Salvador realizou, na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário Cosme de Farias, sessão especial com o tema “Projeto Memórias – Resgate de uma História de Vida”, desenvolvido pelo Fórum Permanente em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Bahia. O evento, conforme o vereador Henrique Carballal (PV), serviu para divulgar as políticas públicas de proteção às pessoas com mais de 60 anos. A atividade legislativa também marcou a passagem do Dia do Idoso (1º de outubro).
“A cidadania do idoso precisa ser resgatada. Cada dia que passa a gente vê a violação dos direitos se tornando uma constante. Desde a utilização das vagas de estacionamento reservadas para idosos, a familiares que se apropriam das pensões e aposentadorias e relegam a essas pessoas a condição desumana. Então é uma sessão que busca conscientizar a sociedade para a importância da consolidação dos direitos e das políticas públicas para essas pessoas”, disse o vereador Carballal, que requereu a realização da sessão e dirigiu os trabalhos.
A coordenadora do Projeto Memórias – Resgate de uma História de Vida, Maria da Penha, falou sobre a importância desta política pública. “O projeto tem 14 anos de existência e a missão é trazer o idoso a fazer um resgate de sua história de vida, construindo o que passou no passado”, declarou.
Agradecimento
Ela agradeceu a parceria e o apoio do vereador Henrique Carballal à causa dos idosos, “por fortificar esse projeto, dando todo o incentivo e fazendo sessões como essa”.
Um momento marcante da sessão especial foi a homenagem do “Projeto Memórias – Resgate de uma História de Vida” a 11 idosos. No ato de entrega do certificado, Maria da Penha ressaltou “a grandeza da vida dessas pessoas que contribuíram para melhorar a sociedade”.
Participaram da mesa de trabalho, além dos citados, a vereadora Marta Rodrigues (PT), o representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, João Carlos Gavazza Martins; a coordenadora do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa, Lúcia Guedes Rios; o delegado especial da Delegacia de Proteção ao Idoso, Nilton José Ferreira; e o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, José Carlos Silva. A sessão contou com apresentação do Coral Fragmento, formado por pessoas idosas.