O veterano é casado com a senhora Niva da Silva, de 97 anos
O Tenente-Coronel Nestor da Silva, herói da 2ª Guerra Mundial, completou 107 anos de vida na última sexta-feira (12). O aniversário do veterano foi celebrado em emocionante cerimônia, repleta de homenagens e recordações de sua corajosa atuação na Itália em 1944.
O evento, organizado pelo Comando Militar do Planalto, foi realizado em sua residência em Brasília, com a presença de familiares, amigos, veteranos de guerra e autoridades militares, todos reunidos para prestar tributo a uma vida dedicada ao serviço e à pátria. A Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília tocou canções militares durante as comemorações.
Representando o Comandante Militar do Planalto, o Coronel Alex Dall’Osso Minussi exaltou os feitos do Pracinha da FEB. “O Tenente-Coronel Nestor é exemplo de dedicação à pátria, resiliência, defesa de princípios e valores que são o cerne da nossa Instituição”. O Coronel Minussi também destacou que o legado do veterano simboliza a coragem e compromisso dos militares do Exército. Sua atuação na Segunda Guerra Mundial e sua história de vida servem de inspiração para todas as gerações.
A comemoração do aniversário também serviu para relembrar e valorizar o papel fundamental que o Brasil desempenhou durante a Segunda Guerra Mundial. A celebração do 107º aniversário do Tenente-Coronel Nestor da Silva é importante para que a História seja preservada e para que as contribuições dos heróis de nossa Nação sejam reconhecidas e celebradas.
Tenente-Coronel Nestor, herói da FEB
Casado com a senhora Niva da Silva, de 97 anos, o grande herói é pai de cinco filhos — Nestor Filho, Rita, Márcia, Simone e Cássio —, avô de 10 netos e de oito bisnetos.
Nascido em 13 de julho de 1917, em Lagoa Santa (MG), Nestor da Silva se alistou voluntariamente no 10º Regimento de Infantaria em Belo Horizonte, em 1938. Após sua transferência para o então 11º Regimento de Infantaria, sediado em São João del-Rei (MG), alcançou a graduação de Segundo-Sargento. Em 1944, embarcou para a Campanha na Itália, onde, ao lado dos valorosos Pracinhas, fez a “cobra fumar” durante a Segunda Guerra Mundial. Com bravura e destreza, participou de importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial, incluindo a tomada de Montese e de Monte Castelo, uma das mais difíceis e decisivas da campanha italiana.
Por seus serviços em campanha, foi promovido ao posto de Segundo-Tenente pelo próprio General Mascarenhas de Morais, Comandante da FEB. Após o retorno vitorioso ao Brasil, continuou sua brilhante carreira até passar à reserva remunerada em 1972.
Aos 107 anos, o Tenente-Coronel Nestor permanece como símbolo de coragem e dedicação, inspirando as novas gerações com seu exemplo de patriotismo e serviço à nação.