domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Paula Fróes/GOVBA
Home / NOTÍCIAS / Hemóvel recebe doadores de sangue no HGRS até sexta-feira
quinta-feira 24 de outubro de 2019 às 09:45h

Hemóvel recebe doadores de sangue no HGRS até sexta-feira

NOTÍCIAS


Desta quarta (23) até sexta-feira (25), uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, em Salvador, para incentivar as doações de visitantes, acompanhantes, profissionais de saúde, colaboradores e da comunidade do entorno para aumentar as reservas da unidade hospitalar que usa, em média, 500 bolsas de sangue por mês. O atendimento é das 8h às 17h.

“O HGRS é um dos nossos principais clientes na expedição de hemocomponentes do sangue e, por conta disso, toda a diretoria do hospital, junto com a diretoria da Hemoba, se organizaram com o intuito de sistematizar um trabalho voltado para a captação de doadores, trazendo a unidade móvel para que as pessoas entendam essa necessidade, em um hospital de atendimento de alta complexidade’, explicou a coordenadora geral de coleta da Hemoba, Iara Matos.

O HGRS possui uma Agência Transfusional responsável por organizar as demandas por sangue. Todo o estoque é coletado pela Hemoba e uma parceria garante que doações sejam feitas especificamente em nome do hospital. Pelo sobre o grupo “Amigos do Roberto Santos”. “A gente recebe a solicitação dos médicos de todas as unidades do hospital, compatibiliza o sangue [disponível] com o do paciente e vê se tem a bolsa compatível no estoque, encaminhando para a transfusão ou para a reserva cirúrgica. Existe um grupo com o código 0106 e a gente recebe um comprovante de que foi feita uma doação direcionada ao hospital ou a um paciente daqui”, explicou a responsável técnica da Agência Transfusional, a médica Carolina Freire.

O pai do biólogo Amilton Almeida vai passar por uma cirurgia no HGRS. Ele doou sangue pela primeira vez nesta quarta-feira aproveitando a chegada da unidade móvel da Hemoba garantindo a reserva de sangue necessária para o procedimento. “Teve uma solicitação de fazer a doação para repor, eu achei de bom grado fazer isso hoje. E como tem a comodidade de vir em um posto próximo de onde eu moro, eu vim logo aqui. É uma coisa positiva que a gente ajuda aos outros e se ajuda também”, declarou o doador.

O estoque de sangue garante que cirurgias importantes sejam realizadas, como a que o estudante de medicina Willy Araújo precisou fazer no cérebro. Gesto que aumentou ainda mais a sua consciência sobre o assunto. “É de suma importância. Depois que eu me recuperar, além de ser um doador sanguíneo, eu quero ser doador de órgãos”, afirmou o paciente.

Além das unidades móveis e do posto fixo de coleta da Hemoba na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Irmã do Dulce e Hospital do Subúrbio, em Salvador, o estado conta com unidades do Hemoba em 21 municípios. Para ser doador é preciso ter mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à coleta. Mais informações estão no site da fundação.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!