Havia nuvens baixas e temperaturas mais frias do que a média em toda a região noroeste do Irã no momento em que o helicóptero que transportava o presidente Ebrahim Raisi e outras oito pessoas caiu no domingo (19).
Embora seja difícil obter dados meteorológicos confiáveis nas partes mais altas do país, Tabriz, a grande cidade mais próxima do acidente e o destino pretendido do helicóptero, apresentou temperaturas abaixo da média, de 9,2ºC (48 graus Fahrenheit), na época do acidente.
A queda ocorreu quando Raisi e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, voltavam de uma cerimônia para abrir uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão, informou a IRNA, sigla em inglês para Agência de Notícias da República Islâmica.
Entre os que estavam a bordo estavam três tripulantes, o governador da província do Azerbaijão Oriental, o condutor da oração de sexta-feira de Tabriz, o chefe de segurança de Raisi e um guarda-costas, de acordo com o meio de comunicação Sepah, administrado pelo IRGC – a Guarda Revolucionária Iraniana.