terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Roberto Fonseca
Home / NOTÍCIAS / Guardas municipais de Alagoinhas participam de treinamento na DEAM
quarta-feira 2 de outubro de 2019 às 09:01h

Guardas municipais de Alagoinhas participam de treinamento na DEAM

NOTÍCIAS


Cerca de 50 guardas municipais do município de Alagoinhas, entre Grupamento Operacional, Patrulha Maria da Penha e agentes do setor patrimonial participaram, na última segunda-feira (30), de um treinamento na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, a DEAM, com foco na Lei Maria da Penha, no debate sobre ações afirmativas, no enfrentamento à violência contra a mulher e no acolhimento às vítimas.

“O objetivo é, cada vez mais, instruir a Guarda Municipal. Nós hoje trabalhamos com a questão da violência doméstica, com a Patrulha Maria da Penha e estamos trazendo aperfeiçoamento para a nossa instituição. Queremos profissionais cada vez mais capacitados que atendam prontamente aos chamados. Quanto mais conhecimento o agente tem da Lei 11.340, melhor preparado estará ele para prestar o serviço. O treinamento contempla tanto o Grupamento Operacional por completo como a Patrulha, que trabalha efetivamente com as mulheres, e abrimos também para o patrimonial, aqueles que querem se aperfeiçoar na Lei Maria da Penha”, pontuou Renata Fortaleza, comandante da Guarda Municipal e coordenadora da Patrulha Maria da Penha na cidade desde a sua criação, em 2017.

Convidada para abrir o bate-papo e promover reflexões sobre a rede de proteção junto à categoria, Laina Crisóstomo, advogada feminista e fundadora do projeto ‘Tamo Juntas’ – que oferece assessoria jurídica, psicológica, social e pedagógica gratuita para mulheres em situação de violência – veio de Salvador e levou para o debate a pauta dos direitos humanos, a luta pela igualdade de gênero, os índices alarmantes de agressões contra as mulheres no Brasil e no mundo e o combate ao machismo em todas as instâncias. “O acolhimento às mulheres vítimas de violência não é um papel só da Patrulha”, ressaltou, durante o treinamento, Laina Crisóstomo.

A guarda municipal Mirian, que trabalha na casa de acolhimento, salientou a importância de se desconstruir, através de debates, capacitações e compartilhamento de experiências, velhos conceitos que contribuem para perpetuar a desigualdade de gênero. “Desconstrói muitas crenças que a gente tem. Eu gosto muito de fazer o que eu faço. Na época que prestei o concurso, não imaginei que a Guarda chegaria a um patamar desses e sou feliz com o que eu faço”, comentou.

Segundo a comandante da Guarda, Renata Fortaleza, a capacitação faz parte de uma qualificação contínua dos profissionais para melhor atender à população. “São treinamentos contínuos. Desde que assumi o comando, fizemos treinamento com a Brigada de Incêndio, com o Operacional, com o grupo patrimonial e agora estamos fazendo esse aperfeiçoamento com a questão da Patrulha Maria da Penha, que também vai ser um treinamento continuado, especificamente voltado ao trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher e de ampliação da rede de proteção”, afirmou Renata Fortaleza. De acordo com ela, novas capacitações e palestras serão realizadas ainda este ano pela Guarda Municipal.

Veja também

Ministro André Fufuca solicita cestas básicas para atletas do Rio Grande do Sul

Em virtude do estado de calamidade que se encontra o estado do Rio Grande do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas