A reunião realizada no dia 5 de julho de 2022, no Palácio do Planalto, na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros e aliados discutem o que a Polícia Federal define como uma “dinâmica golpista” veio à tona na íntegra, nesta sexta-feira (9), e rapidamente repercutiu nas redes sociais. Entre as cenas mais comentadas, o ponto alto destacado pelos internautas é o momento em que Bolsonaro afirma que sua eleição à presidência foi uma “cagada do bem”.
Muita gente também fez piada com o fato de o encontro a portas fechadas, e que serviria de planejamento para uma “virada de mesa” — nas palavras do general Augusto Heleno, presente na ocasião —, ter sido gravado. As imagens da reunião fazem parte do conjunto de evidências que culminaram na Operação Tempus Veritatis, nesta quinta-feira.
Um usuário do X, antigo Twitter, por exemplo, brincou ao publicar uma pergunta que fez à inteligência artificial do ChatGPT. “É burrice gravar uma reunião em que se discute um golpe de estado?”, pergunta à ferramenta. “Sim, é burrice”, ela responde. “Por sorte o presidente era o Bolsonaro e não a I.A”, brinca.
Houve também quem destacasse o momento em que alguém pergunta, durante a reunião, se o encontro está sendo gravado. O general Walter Braga Netto, então ministro da Casa Civil, aparece na gravação acenando negativamente. Após o aceno, uma edição na imagem faz uma referência ao momento do jogo GTA V em que o personagem é derrotado: “Wasted!” (derrotado ou devastado, em português). “Todos aqui temos uma inteligência acima da média, disse Bolsonaro enquanto gravava um vídeo de uma reunião planejando um golpe de Estado para enviar para quem faltou”, brincou um usuário.