O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, na última quarta-feira (8), a situação de emergência em 11 cidades do país atingidas por desastres naturais. Entre elas, cinco são do estado da Bahia.
Entre as cidades baianas estão Buritirama, Ibotirama, Jaguaquara, Manoel Vitorino e Riachão do Jacuípe. Na última segunda-feira (6), outros três municípios do estado haviam entrado em situação de emergência: Macaúbas, Ruy Barbosa e Santa Bárbara.
Completando a lista publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta, aparecem as cidades de Dirceu Arcoverde e Francisco Macedo, no Piauí; Mossoró e Portalegre, no Rio Grande do Norte; Tacaimbó, no Pernambuco; e Jutaí, no Amazonas.
Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais passam a receber recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.