sábado 24 de fevereiro de 2024
Foto: Capitão Emília e Sargento Mônica / CECOMSAER
Home / CARNAVAL / Governo Federal intensifica combate ao tráfico de ilícitos no carnaval
domingo 11 de fevereiro de 2024 às 17:43h

Governo Federal intensifica combate ao tráfico de ilícitos no carnaval

CARNAVAL, NOTÍCIAS


Com o objetivo de combater o tráfico de ilícitos no período de Carnaval, foram intensificadas as ações interagências entre a Força Aérea Brasileira (FAB), a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Federal (PF). A operação conjunta faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que emprega as forças de segurança para combate ao crime organizado em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na madrugada da sexta-feira (9), por exemplo, três voos foram inspecionados com ajuda de aparelhos raio-x e cães farejadores no Aeroporto do Galeão. No desembarque internacional, agentes da RFB, militares da FAB e cães de ambas as instituições atuaram na inspeção de bagagens de um voo oriundo do Panamá. Já no desembarque doméstico, a revista de malas ocorreu em dois voos que chegaram da região Sul.

Para o Auditor-Fiscal da Receita Federal, Paulo Lemos Angelito, é importante a soma de esforços no combate ao tráfico de drogas e de outros ilícitos em prol da sociedade brasileira. “A presença da Aeronáutica permite que fiscalizemos diversos voos ao mesmo tempo e que não fiquemos restritos somente a alguns. A parceria que estamos fazendo com base na GLO é muito importante, não somente com os recursos humanos que a Aeronáutica vem trazendo, mas também com seus K-9, cães farejadores como os nossos, o que permite uma gama maior de trabalho conjunto em 24 horas de fiscalização nos aeroportos”, assegurou.

Apreensões

Já na noite desta sexta-feira (09), duas mulheres foram detidas por tráfico de drogas no Aeroporto de Guarulhos. Uma delas tinha cerca de 3,5 kg de cocaína presa ao corpo e a outra transportava 51 cápsulas. Neste caso, houve atuação da FAB em conjunto com a Polícia Federal.

Ainda no Aeroporto de Guarulhos, a FAB e a Receita Federal apreenderam, no último domingo (04/02), 28 kg da droga conhecida como skunk . Chegando em voo de Manaus, as bagagens foram inspecionadas via raio-x por agentes da RFB. Após suspeitas de conter substâncias ilícitas, algumas malas foram separadas e militares e cães farejadores da FAB, que já estavam com uma missão de faro planejada no local, auxiliaram na identificação da droga e na apreensão do material. Duas pessoas foram presas em flagrante.

Também em operação interagências, a FAB e a Polícia Federal apreenderam 6,5 kg de cocaína no Aeroporto do Galeão no sábado (03/02), quando cães farejadores da FAB auxiliaram na identificação do material ilícito. Confira matéria na íntegra aqui .

Desde o início da Operação Ponte Aérea até a atualização desta matéria, foram apreendidas cerca de 300 kg de drogas e 38 pessoas foram detidas.

Missões interagências

Já foram realizadas 1.425 missões da FAB, incluindo 707 missões interagências, 388 no Aeroporto do Galeão e 319 no Aeroporto de Guarulhos. Com uma média de 15 missões por dia, a FAB contabiliza mais de 5.000 horas de emprego de militares e de cães farejadores, ações de patrulhamento ostensivo nos saguões, terminais e demais áreas consideradas sensíveis.

Veja também

Após polêmica, Lula volta a dizer que Israel pratica genocídio em Gaza

Em evento da Petrobras, nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, o presidente Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas