terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Governo estuda nova fórmula para integrar PP de Arthur Lira à Esplanada
sexta-feira 1 de setembro de 2023 às 07:11h

Governo estuda nova fórmula para integrar PP de Arthur Lira à Esplanada

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em meio à indefinição sobre a reforma ministerial, o governo passou a cogitar uma nova fórmula para contemplar o PP com um pedaço do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com uma compensação para o titular da pasta, Wellington Dias.

Pelo novo desenho, conversado entre o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o futuro ministro André Fufuca (PP-MA), Wellington Dias continuaria segundo informações de Fabio Murakawa, Renan Truffi, César Felício e Andrea Jubé, do jornal Valor, responsável pelo Bolsa Família e assimilaria o que seria o futuro Ministério de Pequenas Empresas, ainda não criado. Já Fufuca levaria a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo o Valor apurou, a fórmula foi trazida por Fufuca na quarta-feira em uma reunião no Palácio do Planalto com Padilha e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), indicado pelo partido para o ministério de Lula.

A ideia agradou Padilha, que vê em Wellington Dias um perfil adequado para capitanear temas como economia solidária e empreendedorismo, pois já fez gestões nessas áreas durante seus mandatos como governador do Piauí.

Mas o cenário é apenas um entre vários cogitados por Lula – que, de acordo com ministros, está “indeciso” e não sabe como “fechar a equação” para a entrada do Centrão no governo.

Lula estaria indeciso sobre como equacionar entrada do Centrão no ministério

Na quarta-feira, um desses auxiliares disse ao Valor que o presidente sugeriu, em uma reunião com Dias, turbinar a parte do MDS a ser entregue ao PP com uma área de economia popular, cooperativismo e “inclusão produtiva”. Na prática, isso significaria “fundir” o Ministério de Pequenas Empresas com o “MDS do Centrão”.

Segundo esse integrante do primeiro escalão do governo, a ideia foi manifestada por Lula em reunião na manhã de quarta-feira com Dias, no Palácio do Planalto.

Ambos os cenários são contraditórios entre si e estão na mesa do presidente. Mas Dias teria pedido ao presidente que não fizesse nenhum anúncio antes da viagem de ambos ao Piauí, onde estiveram ontem para lançar o Programa Brasil Sem Fome.

Fufuca, por sua vez, pretende levar o Ministério de Portos e Aeroportos, no que tem apoio de parte da cúpula Planalto. O acordo, no entanto, tampouco não está fechado. A pasta tem como titular Márcio França (PSB).

França viajou com Lula a Teresina, onde começa a agenda de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste. O roteiro ainda prevê solenidades em Fortaleza (CE) e Natal (RN) nesta sexta-feira.

Ele foi convidado por Lula para integrar a comitiva de 12 ministros que o acompanham na visita ao Nordeste para divulgação do Novo PAC. É o segundo encontro de Lula e França em meio às articulações finais da reforma ministerial. Há expectativa de que nessa viagem, Lula peça o ministério de volta para repassá-lo ao comando do Republicanos.

Nos bastidores, lideranças do Republicanos dão como certo a transferência da pasta de Portos e Aeroportos para o partido. O indicado da sigla, Sílvio Costa Filho, é ex-líder da bancada na Câmara.

Na segunda-feira, Padilha e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, voltaram a oferecer o futuro Ministério da Pequena e Média Empresa, de Cooperativas e Empreendedorismo para o Republicanos, na tentativa de manter o PSB com Portos e Aeroportos. Mas o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), que representou a legenda na conversa, recusou a oferta.

Antes dessa viagem, Lula e França conversaram no Planalto no dia 18. Lula ouviu do auxiliar que ele gostaria de continuar na pasta, que tem influência em seu reduto político por causa do Porto de Santos. Com a troca, a área vai para o controle do principal adversário de França, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Lideranças do PSB fizeram chegar a Lula que, se a troca for inevitável, gostariam que França fosse remanejado para a Ciência e Tecnologia, pasta hoje ocupada por Luciana Santos (PCdoB).

Veja também

Terceira parcela dos precatórios do Fundef já está disponível para professores da Bahia

O governo da Bahia informou que depositou nesta terça-feira (14) a terceira parcela dos precatórios …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas