A atriz Regina Duarte continua recebendo normalmente o salário de mais de R$ 15 mil mensais. A saída dela da secretaria especial da Cultura foi anunciada no último dia 20, no entanto, a exoneração do cargo ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. As informações são do colunista Ricardo Feltrin, do UOL.
No dia em que sua demissão foi anunciada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Regina iria assumir um cargo de chefia na Cinemateca em São Paulo. No entanto, o cargo ainda não existe e precisaria ser criado por meio de decreto. Além disso, a atriz não possui experiência com restauração de filmes.
Outro impasse sobre o futuro da atriz é que o governo federal precisa renovar o contrato para a manutenção da Cinemateca. De acordo com o Uol, a medida precisa ser tomada até o próximo dia 8.
Ainda segundo Feltrin, há um “plano B” para caso Regina Duarte não assuma a chefia da Cinemateca. Ela seria nomeada para algum cargo federal nível DAS (Direção e Assessoramento Superior) em São Paulo, no montante de também cerca de R$ 15 mil mensais.
A nomeação poderia acontecer nos quadros da própria secretaria de Turismo (à qual a secretaria de Cultura é subordinada).