quinta-feira 30 de junho de 2022
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Governo do Estado organizar comemorações dos 200 anos da Independência da Bahia
sexta-feira 4 de março de 2022 às 08:02h

Governo do Estado organizar comemorações dos 200 anos da Independência da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, TURISMO


Com a assinatura de uma portaria conjunta, nesta última quinta-feira (3), pelas secretarias estaduais de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), foi instalada a Comissão Estadual para as Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e da Bahia. O colegiado é composto por representantes da Setur, Secult, Secretaria da Educação do Estado ( SEC), Assembleia Legislativa e União dos Municípios da Bahia (UPB). Serão articuladas ações para a celebração dos 200 anos de emancipação brasileira, em 2022; e do bicentenário do 2 de Julho na Bahia, em 2023.

Na assinatura da portaria, o assessor especial da presidência da UPB, Jorge Castellucci, representou o presidente da entidade, Zé Cocá (PP), junto com a coordenadora de Relações Institucionais da UPB, Samara Alves. Eles destacaram a importância de envolver os municípios na celebração da data, que além de movimentar o turismo homenageará as figuras populares que tiveram papel decisivo na expulsão das tropas portuguesas do território baiano e brasileiro.

O titular da Setur, Maurício Bacelar, destacou a relevância da iniciativa para fomentar o turismo no estado, com a realização de eventos que deverão atrair visitantes. “A comissão vai preparar um calendário de festividades que terão foco no nosso 2 de Julho, a maior manifestação cívica e cultural do país. Historiadores entendem que o 7 de Setembro foi, na verdade, uma declaração de intenções, e que a Independência da Bahia confirmou o fim do domínio português. Queremos despertar o interesse dos turistas para o protagonismo baiano nesse processo histórico”.

“Essa união da Cultura com o Turismo amplia o nosso raio de atuação, para que possamos desenvolver uma série de ações até 2023, colocando o 2 de Julho no seu devido lugar. A juventude brasileira precisa crescer com a compreensão da importância dessa data histórica e representativa para o nosso país, afinal, foi na Bahia que nos libertamos de Portugal. Na Secult, o trabalho será desenvolvido pela Fundação Pedro Calmon”, declarou a secretária de Cultura, Arani Santana.

Veja também

Editais disponibilizam recursos para projetos Reconecte, Família na Escola e Famílias Fortes

Publicação no Diário Oficial da União (DOU) prevê os editais 02/2022 e 03/2022 do Ministério da Mulher, da Família …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!