O governo da Bahia informou, nesta última segunda-feira (18), que negocia uma linha de crédito de US$ 150 milhões para construir a ponte Salvador-Itaparica. A negociação é feita segundo o portal g1 Bahia com o Conselho de Administração do CAF, banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), responsável por viabilizar as operações de crédito, transferências de recursos da União e parcerias financeiras para o desenvolvimento socioeconômico, indicou que o crédito aprovado pelo CAF será investido como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte (FEGAP) e parte como execução direta pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA).
Ainda de acordo com informações da pasta, o pedido do estado da Bahia continua pendente na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que integra o Ministério da Fazenda, e ainda irá tramitar por outras instâncias da estrutura federal, como, por exemplo, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGN), antes de seguir para aprovação pelo Senado Federal.
Com um projeto que prevê 12km de extensão, o início das obras estava previsto para 2021. A pandemia e questões de reequilíbrio são apontadas como as causas para a demora do processo de construção, que ainda não foi iniciado.