O Programa Alimenta Brasil (antigo Programa de Aquisição de Alimentos, PAA) do Ministério da Cidadania, fechou o ano de 2021 com a marca de 6,8 milhões de quilos de alimentos distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social na Bahia. Presente em 236 municípios, por meio de duas modalidades, o programa, criado em 2003, continua sendo um dos pilares do enfrentamento da fome para baianos e baianas.
A partir da compra de alimentos de mais de 5,3 mil agricultores familiares, o programa garante o fortalecimento da agricultura familiar e ainda atua na garantia de alimentação digna e de qualidade para famílias atendidas pelos serviços de assistência social dos municípios. Em toda a Bahia, mais de 274 mil famílias foram beneficiadas no ano passado.
“2021 se mostrou um ano muito desafiador, igual ou superior a 2020, o que nos obrigou a continuar o trabalho firme na execução dos programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos, que garantiu comida na mesa de quem mais precisava e continua precisando”, afirma o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.
A coordenadora do PAA no município de Candeias, Mara Santos, destaca que “o programa é de extrema importância, de modo que os agricultores podem escoar sua produção, e as famílias em situação de vulnerabilidade são beneficiadas com as doações. A ação garante mais dignidade para o agricultor e ampara milhares de pessoas”.
A SJDHDS é responsável pela execução do programa, que conta com recursos do Ministério da Cidadania e do Governo do Estado. O investimento total em 2021 foi de R$ 23 milhões. Em parceria com os municípios, a secretaria estadual garante a execução, fiscalização e repasse de recursos aos agricultores familiares participantes do programa.
Entrega de leite
O programa também é executado na modalidade Leite, que distribui leite de vaca e de cabra para milhares de famílias e instituições socioassistenciais em 121 municípios baianos. No total, 33 mil famílias foram beneficiadas por mês com a entrega do leite, que é fornecido por produtores a 14 laticínios parceiros do Programa Alimenta Brasil Leite.
Em 2021, foram distribuídos 6,4 milhões de litros de leite, sendo 5,5 milhões de litros de leite de vaca e 884 mil litros de leite de cabra. Mais de R$ 17 milhões foram investidos no programa no ano passado. Na SJDHDS, a gestão do programa é feita pela Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar.