O Governo Federal divulgou o calendário detalhado de pagamentos dos programas sociais para 2022. Dessa forma, os trabalhadores e beneficiários do Auxílio Família (que chega para substituir o Bolsa Família, do abono salarial (PIS/Pasep) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (o FGTS) precisam ficar de olhos nos cronogramas.
Sobre o calendário do PIS/Pasep, a Caixa ainda não divulgou o calendário para o pagamento do abono salarial. No entanto, o Governo promete disponibilizar as datas ainda no mês de janeiro. Já para o calendário do Auxílio Brasil, que chega para substituir o Bolsa Família, o pagamento será de acordo com o dígito final do NIS. Confira o calendário:
O calendário do saque-aniversário do FGTS acontece de acordo com o nascimento do beneficiário. Este benefício garante, todo ano, ao trabalho o acesso a uma parte do saldo do FGTS. Assim, os repasses são de 5% a 50% do valor total disponível dno Fundo. Além disso, em alguns casos, pode ser acrescida uma parcela adicional, chegando ao valor de R$ 2.900,00. Confira o calendário:
- Nascidos em janeiro – saques de janeiro a março
- Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
- Nascidos em março – saques de março a maio
- Nascidos em abril – saques de abril a junho
- Nascidos em maio – saques de maio a julho
- Nascidos em junho – saques de junho a agosto
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro
- Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2022 a janeiro de 2023
- Nascidos em dezembro – saques de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023
Cada programa social terá um calendário específico, com todas as datas de pagamento. Em alguns casos, há também a data para saque. Além disso, todos os benefícios serão pagos através da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Caixa Tem. O aplicativo está disponível na Google Play Store e na APP Store. O trabalhador pode usar o cartão virtual para compras online, além de pagamentos de contas e boletos. Saques e transferências em especíes ainda serão disponibilizados posteriormente.