O governo da Bélgica anunciou nesta última segunda-feira (16) que as futuras vacinas contra o novo coronavírus, quando estiverem disponíveis, serão distribuídas gratuitamente para a população, que poderá escolher se deseja receber a imunização.
As autoridades locais indicaram, por meio de comunicado veiculado pela agência de notícias “Belga”, que o objetivo é vacinar 70% da população, que é de 11,6 milhões de pessoas.
A estratégia de vacinação ainda não foi apresentada pelo governo da Bélgica, mas já se sabe que os procedimentos ficarão a cargo de dois grupos científicos que foram montados para assessorar os líderes políticos do país.
O governo local está participando da compra conjunta que está sendo organizada pela Comissão Europeia para os integrantes da União Europeia. Até o momento, já foram fechados cinco contratos com farmacêuticas que produzem candidatas.
Além disso, o bloco comunitário já negocia com a Moderna, que hoje anunciou que a vacina experimental que está sendo desenvolvida pela companhia tem 94,5% de eficácia.