O Governo da Bahia publicou, na manhã desta terça-feira (27), dois decretos no Diário Oficial do Estado, que determinam a situação de emergência em 52 cidades e ações para combater os efeitos das chuvas nos municípios.
Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até o dia 26 de dezembro, o estado contabilizou 205.071 pessoas atingidas pelas chuvas em 106 municípios. Além disso, 2.212 pessoas estão desabrigados, 24.758 desalojados e 178.091 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos das enchentes e alagamentos. Ao todo, sete pessoas ficaram feridas e uma morreu.
O primeiro decreto é intitulado “Comitê de Crise – Operação Chuva” e determina medidas excepcionais e emergenciais necessárias por conta das chuvas, além de identificar insumos, medicamentos e itens necessários às comunidades.
Confira as medidas
- Definir a atuação institucional dos órgãos integrantes no monitoramento e acompanhamento dos Municípios atingidos pelas chuvas;
- Elaborar sistema de logística para atender às demandas regionais; identificar, em atuação com os municípios, os insumos, medicamentos e itens necessários ao restabelecimento das áreas e comunidades afetadas;
- Fornecer recursos tecnológicos e estruturais para o monitoramento e execução das ações adotadas pelo Comitê;
- Empreender esforços para promover a desobstrução do tráfego em rodovias destruídas pelas fortes chuvas;
- Coordenar o processo de mobilização e participação social;
- Exercer outras competências correlatas
- Já o segundo decreto, de número 21.806, declara situação de emergência em 52 municípios.