domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Governo da Bahia inicia formação de educadores das redes municipais e estadual
segunda-feira 13 de abril de 2020 às 15:34h

Governo da Bahia inicia formação de educadores das redes municipais e estadual

NOTÍCIAS


Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e referência em formação continuada de profissionais da educação, o professor António Nóvoa participa da abertura da Formação Continuada Territorial a Distância, que será realizada online nesta terça-feira (14), às 14h, ao vivo, no canal https://www.youtube.com/educacaobahia1. A transmissão abordará o tema “Colaboração entre Estado e Municípios para o fortalecimento da aprendizagem” e contará com a participação do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“Esta atividade marca a abertura dos nossos trabalhos formativos a distância, que têm como foco os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e as equipes técnicas das redes municipais e estadual, que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no ensino médio”, explica Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado. Para a gestora, a participação de Nóvoa na abertura será um momento ímpar para os educadores. “Será um momento de muito aprendizado para todos nós. Ele é uma referência e sua fala com certeza irá contribuir muito para o desenvolvimento do nosso trabalho”, comemora.

Toda a Formação Continuada Territorial, que será realizada de forma presencial, agora será a Distância, dentro de uma plataforma virtual de aprendizagem, onde serão montadas as salas de aula por Território de Identidade, além das salas de formação dos formadores e de gestão. Ao todo, cerca de 10 mil profissionais da educação, das redes municipais e estadual dos 27 Territórios de Identidade estão inscritos para a formação.

De acordo com o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, as atividades formativas a distância são uma das estratégias da Secretaria da Educação para manter a formação continuada dos profissionais da educação durante o período de suspensão das aulas e distanciamento social. “A formação dos nossos educadores é uma agenda muito importante para nós da Secretaria da Educação. Por isso precisamos recorrer aos recursos tecnológicos, continuar a agenda formativa e seguir fortalecendo as aprendizagens dos nossos estudantes”.

Sobre António Nóvoa

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é um professor universitário português, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. É, também, embaixador de Portugal na das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). António Nóvoa é autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. Suas investigações e interesses incidem sobre história da educação, educação comparada e formação de professores.

Veja também

Geração Z busca mais do que dinheiro e quer salário emocional, diz chefe do ManPowerGroup

Falar que a geração Z é irresponsável ou sem lealdade é um erro e não …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!