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quinta-feira 7 de outubro de 2021 às 08:21h

Governo da Bahia autoriza processo de desapropriação para construção da ponte Salvador-Itaparica

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O Governo do Estado deu mais um passo para tirar o projeto da ponte Salvador-Itaparica do papel. Na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado (DOE), o governador Rui Costa (PT) publicou decreto que, conforme o Bahia Notícias, dá permissão à Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S.A de iniciar o processo de desapropriação para a construção do equipamento. A medida também tira da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a atribuição da ação, que passa a ser do Executivo.

A autorização engloba segundo a publicação, duas áreas. A primeira, que se refere ao Decreto nº 17.157, de 26 de outubro de 2016, define pequenas áreas no bairro do Comércio, que serão utilizadas para a construção dos pilares da cabeceira soteropolitana da Ponte e dos viadutos que farão a conexão com a rede viária de Salvador.

A segunda é referente ao Decreto nº 17.158, que delimita as futuras faixas de domínio do novo sistema viário na Ilha, que compreenderá a duplicação da BA-001, sua transformação parcial em via urbana, e a construção de uma nova rodovia “variante”, que deverá absorver o tráfego de passagem no município de Vera Cruz.

Em setembro, Rui postou nas redes sociais os estudos de batimetria, que serve para mapear o relevo embaixo da água e registrar a profundidade em toda a extensão da ponte. Também foram feitas medições de temperatura e salinidade da baía de Todos-os-Santos.

Também no mês passado, em entrevista para o jornal Tribuna da Bahia, o vice-governador João Leão (PP) garantiu que a recente crise no mercado chinês não afetará o projeto. O governo mantém a previsão de início das obras para novembro.

Na ocasião, Leão também comentou sobre a Prefeitura de Salvador a liberação das licenças para o começo da construção, mas o prefeito Bruno Reis (DEM) disse que desconhecia que o município tenha recebido o pedido.

A ponte será erguida por um consórcio chinês formado pela CR20 (China Railway 20 Bureau Group Corporation) e pela CCCC (China Communications Construction).  As empresas têm quatro anos para entregar o equipamento. Orçada segundo o Bahia Notícias em R$ 5,3 bilhões, a ponte terá recurso de R$ 3,8 bilhões dos empresários, já o governo baiano injetará R$ 1,5 bilhão. Devem ser gerados mais de sete mil empregos diretos no pico da obra.

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