quarta-feira 1 de maio de 2024
Home / DESTAQUE / Governo da Bahia amplia vacinação contra dengue após vacinas quase vencerem
quinta-feira 18 de abril de 2024 às 12:00h

Governo da Bahia amplia vacinação contra dengue após vacinas quase vencerem

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


Estados anunciaram que vão ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue, após o Ministério da Saúde (MS) recomendar a medida para evitar que doses próximas do vencimento não sejam aplicadas. Secretarias de Saúde do Distrito Federal (DF), Bahia, e Goiás afirmaram que vão seguir a orientação da pasta.

A decisão do Ministério da Saúde de ampliar as faixas etárias ocorreu dois dias depois do jornal O Globo publicar que 145 mil doses estavam próximas ao vencimento em seis estados. A pasta havia informado na semana passada que não trabalhava com um “plano B” para evitar um eventual desperdícios de doses.

Em nota técnica desta quinta-feira, o ministério recomenda que estados e municípios ampliem a faixa etária do público-alvo para pessoas de 4 a 59 anos caso haja doses que vençam no final do mês. Até então, a oferta estava restrita a adolescentes de 10 a 14 anos.

Conforme o documento, as secretarias deverão priorizar a população entre 6 e 16 anos. Se mesmo assim houver risco de sobrarem doses, os profissionais poderão aplicar nas pessoas de 4 a 59.

No DF, a Secretaria de Saúde anunciou que doses da vacina já estão disponíveis na manhã desta quinta para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

“Essa expansão da faixa etária será válida até o fim do estoque de vacinas contra dengue ainda disponíveis na rede. Ainda há cerca de 2,8 mil disponíveis”, diz a secretaria em nota.

O governo da Bahia afirmou que irá adotar a orientação do ministério de ampliar o público-alvo da vacinação até 59 anos e 11 meses, mas ressaltou que “fica a critério de cada município ampliar (ou não) o público”.

— Além de assegurar a segunda dose para todos que iniciarem o esquema vacinal, a medida ministerial busca reduzir a incidência de Dengue entre a população mais jovem e otimizar recursos —avaliou a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana.

No Goiás, o governo seguirá a nota técnica e irá “orientar os municípios sobre a possibilidade de ampliação da faixa etária da vacina contra a dengue, de 4 a 59 anos, para as vacinas com vencimento em 30 de abril”.

A recomendação pela ampliação, no entanto, só vale para estados que receberam doses que estejam próximas do vencimento. Não é o caso do Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo. Procuradas, as secretarias de Saúde disseram que as doses pelo estados têm validade até o final de junho e julho, no caso do Rio, e junho, no caso de Minas.

Doses próximas de vencimento

Conforme o jornal O Globo mostrou no último dia 15, até a semana passada, 145 mil doses estavam próximas ao vencimento em seis estados.

As doses de 30 de abril integram um lote de 668 mil doses da vacina da dengue que foram doadas ao governo pela farmacêutica. Outras 5,2 milhões de doses foram compradas para 2025.

A nota técnica da pasta determina que a segunda dose deverá ser garantida às pessoas vacinadas nesta ampliação.

No documento, o ministério também pede que estados e municípios melhorem a comunicação para utilizar as doses remanescentes e evitar um possível desperdício.

Veja também

Distante do trabalhador, Lula vai ao 1º de maio com pouco a celebrar

Em uma das primeiras reuniões para definir o que seria seu terceiro mandato no Planalto, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas