domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Governo brasileiro troca experiências de combate à fome e à pobreza com líderes africanos
sexta-feira 16 de fevereiro de 2024 às 16:44h

Governo brasileiro troca experiências de combate à fome e à pobreza com líderes africanos

MUNDO, NOTÍCIAS


O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, está na Etiópia, onde cumpre agendas relacionadas à construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, acompanhando o presidente Lula da Silva (PT). A viagem oficial para 37ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) também inclui encontros bilaterais com representantes dos países do continente e da Liga Árabe.

“O presidente Lula ressaltou o compromisso do Brasil de ampliar relações em todas as áreas com a Etiópia e, também, apresentou a importância para a construção das bases, com a Etiópia e demais países da África, para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, declarou Wellington Dias, após reunião ampliada com o primeiro-ministro anfitrião, Abiy Ahmed. O encontro foi realizado na capital etíope, Adis Abeba, na manhã desta sexta-feira (16.02).

Em reuniões com líderes e representantes da área social e da agricultura dos países da União Africana, a comitiva brasileira compartilha as experiências exitosas no combate à fome e à pobreza, como a execução do Programa de Aquisição de Alimentos e do Bolsa Família. O objetivo do diálogo é encontrar caminhos para estabelecer a Aliança Global contra a Fome a Pobreza, no contexto do G20.

“Nosso objetivo é garantir que a gente tenha a construção dos termos da Aliança Global e o máximo de adesão”, complementou o ministro. A União Africana passou a ser membro do G20 no ano passado, mas para aderir à aliança idealizada e proposta pelo governo brasileiro, não é necessário que o país componha o grupo de países com as maiores economias do mundo.

“Foi muito importante ouvir do primeiro-ministro da Etiópia que, tanto do ponto de vista dos BRICS, como das propostas que o Brasil apresentou a partir do G20, nosso país poderá contar com a Etiópia para avançar no desenvolvimento com mais igualdade”, prosseguiu Wellington Dias.

Ao lado do presidente Lula e da primeira-dama do Brasil, Janja Lula, o chefe do MDS também participou de reuniões com outros ministros de Estado e da cerimônia em homenagem aos heróis caídos na batalha de Ádua, ocorrida em março de 1896 entre Etiópia e Itália, que marcou a independência do país africano.

Depois, a comitiva presidencial brasileira visitou o Museu Memorial de Ádua, com a prefeita de Adis Ababa, Adanech Abebe. “Na visita ao Memorial de Ádua, a prefeita destacou a experiência de sucesso do programa de alimentação escolar implantado na capital a partir da experiência brasileira, que ela descreve como um grande exemplo de bons resultados na política de combate à fome e desnutrição”, exemplificou Wellington Dias.

A comitiva brasileira conta ainda com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União), e do assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial, Audo Faleiro. O último compromisso previsto para esta sexta-feira é o evento sobre financiamento climático para agricultura e segurança alimentar.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!