terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Exército Brasileiro
Home / NOTÍCIAS / Exército Brasileiro conclui transporte de viaturas e armamentos para fronteira
sexta-feira 16 de fevereiro de 2024 às 16:52h

Exército Brasileiro conclui transporte de viaturas e armamentos para fronteira

NOTÍCIAS


O Exército Brasileiro concluiu o transporte das viaturas e armamentos para reforço da defesa da fronteira norte do país. No último sábado (10) o Comando Militar da Amazônia (CMA) encerrou as atividades da Operação Roraima, uma grande mobilização logística que envolveu unidades do sul ao norte do país para o transporte dos materiais para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista.

O esforço é parte da transformação do Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Boa Vista em Regimento de Cavalaria Mecanizada. Após a mudança, prevista para 2025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares. A iniciativa está alinhada com o Plano Estratégico do Exército, que visa aumentar em 10% o efetivo de tropas do Comando Militar do Norte e do Comando Militar da Amazônia.

Foto: Exército Brasileiro

A Brigada foi reforçada com Viaturas Blindadas Multitarefa (VBMT) 4×4 Guaicurus; Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR); Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel; Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC) e viaturas administrativas.

Operação Roraima
O transporte de armas e de equipamentos militares começou no final do ano passado, quando o Comando Militar da Amazônia recebeu os primeiros materiais por via fluvial. Na ocasião, 33 viaturas foram deslocadas, totalizando 50 toneladas.

Em janeiro, dezenas de carros de combate foram movimentados a partir do Comando Militar do Oeste, encaminhados para Roraima em três unidades de marcha. O deslocamento totalizou 2.100 quilômetros por via terrestre até o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, de onde o comboio seguiu por via fluvial.

Também foram movimentados dezenas de Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). A transferência dos materiais tem por objetivo incorporar meios ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, mais nova Unidade do Comando Militar da Amazônia.

A chegada dos suprimentos a Boa Vista (RR), no final do mês de janeiro, foi acompanhada pelo Comandante do Exército.

Veja também

Opep mantém previsão de alta na demanda global por petróleo em 2024, em 2,2 milhões de bpd

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua previsão de alta na demanda …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas