sábado 28 de setembro de 2024
Foto: Reprodução/Youtube
Home / DESTAQUE / Governo Bolsonaro espera crescimento do país com programa ‘BR do Mar’
sábado 5 de dezembro de 2020 às 09:32h

Governo Bolsonaro espera crescimento do país com programa ‘BR do Mar’

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Esplanada dos Ministérios tem agora mais um ministro tão ou mais irritado com Rodrigo Maia quanto Paulo Guedes.

É Tarcísio de Freitas da Infraestrutura.

O ministro gostaria de ter terminado a semana com o programa BR do Mar que incentiva a cabotagem aprovada pela Câmara.

O Governo Federal enviou a proposta do Programa de Incentivo à Cabotagem, BR do Mar, como projeto de lei ao Congresso Nacional. O projeto já tramita na Câmara em caráter de urgência sob o número PL 4199/2020.

Cabotagem -conceito e utilização no Brasil | JP Logistica

A medida legislativa tem como objetivo aumentar a oferta da cabotagem, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos. Entre outras metas, o Ministério da Infraestrutura pretende ampliar o volume de contêineres transportados, por ano, de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), em 2019, para 2 milhões de TEUs, em 2022, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.

Para a formulação do programa foram realizadas reuniões com autoridades do governo, usuários, armadores, representantes da construção naval e sindicatos de marítimos. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, quando se fala em transporte de cargas em um país com as dimensões territoriais do Brasil, é preciso pensar em vantagens e eficiências logísticas.

“Apesar do crescimento da cabotagem nos últimos anos, esse transporte tem potencial para crescer ainda mais, perto de 30% ao ano. Com o programa BR do Mar, vamos equilibrar a matriz de transporte, nos libertar de determinadas amarras, aumentando o uso de embarcações afretadas, reduzindo custos e burocracia, além de aumentar a oferta e incentivar a concorrência”, explica.

Veja também

Homem agride ex-esposa com socos e cadeirada dentro de bar; veja vídeo

Leandro Moreira da Silva está foragido e é procurado pela polícia Um homem, de 42 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!