O governador Rui Costa (PT) embarca neste domingo (5) logo mais à noite, para mais uma missão internacional. Desta vez, a primeira parada é também um roteiro de estreia, os Estados Unidos, onde ele vai ficar a semana inteira, e só no próximo domingo (12) vai para a China, onde ficará apenas três dias. Volta ao Brasil na quinta (16) e até lá, o governador será João Leão (PP), cotado por muitos, inclusive pela imprensa, como o próximo governador da Bahia em 2022.
Segundo a coluna de Levi Vasconcelos no jornal A Tarde, Rui vai acompanhado de diversos secretários. Nesta segunda-feira (6), reúne-se em Washington (EUA),com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir o financiamento de um novo programa na área de saúde.
A quarta-feira (8), Rui e comitiva estarão na empresa Forever Oceans para discutir a implantação de um projeto de piscicultura em Ilhéus. Depois irão ao Banco Mundial, responsável pelo financiamento do Projeto com Enfoque Setorial Amplo (Swap Bahia). E encerrarão a agenda nos EUA na sexta-feira (10) com dirigentes da General Electric (GE), que vai apresentar um projeto para fabricação de aerogeradores modernos na Bahia. O estado tem gerado milhares de empregos na geração de energia eólica, batendo recordes e com diversas empresas estrangeiras realizando protocolos de intenções na SDE para implantarem suas filiais na Bahia.