segunda-feira 17 de junho de 2024
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Home / DESTAQUE / Governador entrega reforma de mercado e inaugura obras em Itacaré
segunda-feira 13 de novembro de 2023 às 04:54h

Governador entrega reforma de mercado e inaugura obras em Itacaré

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SUL DA BAHIA


0 governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou neste domingo (12), a cidade de Itacaré, no sul da Bahia. Dentre os compromissos, ele entregou a reforma do mercado municipal. Além da obra civil, foram feitas intervenções hidráulica e elétrica, pintura, pavimentação, calçamento de ruas de acesso ao mercado e 54 boxes: 14 de carnes e 40 para agricultura familiar e itens diversos.

O investimento foi de mais de R$ 1,2 milhão, realizados por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Também foram entregues de 95 barracas para feirantes.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Jerônimo contou que a ideia é oferecer, para quem trabalha no mercado e para o turista, um lugar confortável, bonito e limpo. “Tem gente que vem para turismo e gosta de frequentar e buscar esses cantinhos, e descobre coisas deliciosas. Nós vimos que aí tem mariscos, frutas, verduras, mel de cacau. Só peço que a comunidade zele, cuide, porque o prefeito não vai ter recursos constantemente para poder fazer reparo. Então, se a gente cuida, dura mais”, sinalizou.

De acordo com o titular da SDR, Osni Cardoso, a reforma de mercados municipais é uma estratégia do governo estadual para garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar nos municípios baianos. “O mercado ficou muito bacana, bem adequado, com a cara de Itacaré”, avaliou o secretário.

Também foi entregue a obra de pavimentação em piso intertravado de 11 ruas no bairro Conchas, além de serem dados por entregue o asfaltamento BA-564, no trecho de travessia urbana de Taboquinhas e Água Fria, e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) na localidade do assentamento Pancada Grande.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

“Começamos o dia cedo, com a reunião com o prefeito e lideranças locais, foi um café para avaliarmos o que nós temos que preparar para a próxima vinda aqui”, afirmou o governador. Na oportunidade, Jerônimo anunciou o asfaltamento da BA-654, uma estrada, conforme lembrou ele, importante para a região: “nós temos interesse grandioso de ver essa estrada, iniciada, agora, com 6km. E eu espero que a gente possa, na próxima vinda, autorizar a Seinfra [Secretaria de Infraestrutura da Bahia] a dar segmento à elaboração do projeto e, na sequência, a gente licitar”.

Novas obras

Jerônimo autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a licitar as obras de contenção e drenagem da BA-001, no trecho que dá acesso às praias de Itacaré; e  assinou a ordem de serviço para dar início à obra da BA-654, entre a travessia urbana de Taboquinhas e Itacaré, com investimento superior a R$ 8,5 milhões. Também foi autorizado o início da licitação para pavimentação do acesso ao novo Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade.

Flicaré

Aproveitando a passagem pela cidade, Jerônimo visitou a primeira edição da Festa Literária Internacional de Itacaré (Flicaré), que acontece até o dia 13 de novembro. O evento tem apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult), e promove grandes nomes da literatura e personalidades brasileiras, com foco na programação do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

O público tem acesso gratuito às atividades educativas, culturais e formação leitora para impulsionar políticas públicas do setor. O governador percorreu os estandes e assistiu às apresentações culturais.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

“É uma festa literária lindíssima, com livros lançados, cultura, capoeira, samba de roda. Realmente, uma grande festa, que está na sua primeira edição, mas já nasceu como feira literária grande”, elogiou Jerônimo Rodrigues.

A estudante Maiquelle Costa, de 14 anos, moradora de Itacaré, visitou a festa literária, na manhã deste domingo, na companhia de amigos. “Eu acho que é muito importante também porque Itacaré não tem biblioteca. É muito importante influenciar os alunos e as pessoas a lerem mais”, declarou a adolescente, enquanto folheava livros infanto-juvenis.

Veja também

ONS: consumo de energia no País deve terminar junho em 74.399 megawatt médio

O consumo de energia no Brasil deve terminar junho em 74.399 megawatts médios (MWmed), aponta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!