domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Home / DESTAQUE / Governador da Bahia nomeia 483 peritos do DPT; foram 5.124 mortes violentas em 2022
quinta-feira 19 de setembro de 2024 às 17:49h

Governador da Bahia nomeia 483 peritos do DPT; foram 5.124 mortes violentas em 2022

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, nesta quinta-feira (19), a nomeação de 483 novos peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), visando aumentar a eficiência dos serviços prestados pelo órgão. A designação será publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20).

Segundo o governador, essa medida vai fortalecer as ações de segurança no estado. “A segurança pública é um conjunto de ações que envolve prevenção, policiamento, inteligência e, no caso do DPT, uma atuação técnica e cuidadosa”, explicou ele, durante evento no Centro de Operações de Inteligência (COI).

Jerônimo ressaltou, ainda, a participação significativa de mulheres entre os nomeados, representando cerca de 40% do total: “é importante elogiar o trabalho da diretora do DPT, Ana Cecília, e do secretário de Segurança Pública, Marcelo, pela condução do processo, reforçando o compromisso da Bahia, em parceria com o Governo Federal, para aprimorar a segurança pública”.

O grupo nomeado é composto por 185 peritos criminalistas, 106 peritos médicos legistas, 179 peritos técnicos e 13 peritos odonto-legais. Após a designação, eles passarão pelas etapas de entrega de documentação e exames para oficializarem a integração ao DPT.

Violência e homicídios

A Bahia tem enfrentado um cenário preocupante em relação aos homicídios. Em 2022, o estado liderou o ranking de mortes violentas no Brasil pelo quarto ano consecutivo, com um total de 5.124 mortes violentas, incluindo homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Além disso, sete dos dez municípios brasileiros com as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes estão na Bahia. Santo Antônio de Jesus lidera essa lista com uma taxa de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes, seguido por Jequié e Simões Filho.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) diz que tem trabalhado para reduzir esses índices.

Veja também

STF tem 5 a 1 para manter Robinho preso; impunidade é ‘incentivo permanente’, diz Cármen Lúcia

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia votou neste sábado (16) para manter …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!