A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, mira na Casa Civil para entrar na Esplanada dos Ministérios. De acordo com o Blog do Noblat, do Metrópoles, em busca da pasta, a deputada tenta empurrar Rui Costa para Salvador.
Segundo o portal, Gleisi já havia tentado convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ocupar o Ministério da Justiça com a saída de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
A falta de experiência da deputada federal na área e a resistência de alguns setores do governo são entraves para a nomeação de Gleisi. Na capital baiana, Rui Costa já foi ventilado como um possível nome para disputar à prefeitura de Salvador.
Outro problema avaliado pela legenda seria a sucessão no PT caso Gleisi deixe a presidência. A sigla não quer ter que decidir o comando do partido em ano de eleições municipais.
Atualmente, na capital baiana, o PT tem apenas o deputado estadual Robinson Almeida (PT) como pré-candidato. Por sua vez, o ministro da Casa Civil já manifestou a aliados e a Lula que deseja permanecer na pasta.