domingo 28 de abril de 2024
Foto: Divulgação / Agência Câmara
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaristas instalam ‘caça às bruxas’ na Câmara após derrota na pauta armamentista
quinta-feira 7 de dezembro de 2023 às 14:05h

Bolsonaristas instalam ‘caça às bruxas’ na Câmara após derrota na pauta armamentista

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A derrota sofrida pela bancada da bala na Câmara, que na noite de quarta-feira rejeitou a urgência para derrubar decretos do governo que restringiram o acesso a armas, deflagrou segundo Augusto Tenório, da coluna Estadão, um “caça às bruxas” entre parlamentares. Nos bastidores, bolsonaristas tentam encontrar culpados pela vitória da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — e cobram a punição de infiéis.

Faltaram apenas três votos para a aprovação da urgência pela oposição. Em meio a tanta insatisfação, sobrou para o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que presidiu a sessão em que os bolsonaristas saíram derrotados. A reclamação é que Sóstenes, supostamente, não deu tempo suficiente para que toda a bancada armamentista votasse.

Uma ala da bancada da bala cobrará do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, algum tipo de sanção aos dez filiados que, sem justificativa, não compareceram à votação ou votaram contra a urgência.

Procurado pela Coluna, Sóstenes Cavalcante minimizou as críticas de colegas. “Quando se perde, é normal ficar de cabeça quente tentar achar culpados”. De acordo com o deputado, a urgência para a derrubada do decreto só foi pautada por sua articulação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“Quis fazer um gesto para o nosso grupo. Eles estavam insistindo para pautar. Fiquei o tempo todo alinhando para saber teríamos os votos. Em votação polêmica, mantenho a votação aberta de 25 a 30 minutos. Mantive o mesmo critério, o mesmo que já fez o governo ser derrotado. Não tenho bola de cristal para saber que faltariam três votos”, declarou Sóstenes.

Ele completa: “Acho injusto atribuir a mim a derrota. Quem pede para pautar o requerimento tem que bancar os votos. Mas sei que a quem muito é dado, muito é cobrado. Estou na mesa para isso, tenho couro grosso. Estou com a consciência tranquila que fiz o meu trabalho”.

Oposição vai tentar novo pedido de urgência para derrubar decretos de Lula

O autor do requerimento de urgência rejeitado, deputado Sanderson (PL-RS), entende que a derrota não foi total. “Como tivemos 254 votos a favor, que consideramos um número bastante expressivo, já apresentamos um novo requerimento de urgência”, disse o parlamentar à Coluna.

O novo pedido de urgência foi protocolado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS). “Tenho a convicção que derrubaremos esse decreto que reduz o número de armas e munições que poderão ser adquiridas por civis, incluindo os CACs”, acrescentou Nogueira.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas