O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (MDB), prorrogou conforme o portal Bahia Notícias por mais 15 dias o mandato dos titulares e suplentes das comissões permanentes, provisórias e das frentes parlamentares. A eleição dos nomes que ficariam à frente dos colegiados, que deveria acontecer até a quarta sessão ordinária, agora terá um novo prazo.
O anúncio da decisão aconteceu nesta última terça-feira (15) e foi justificado pelo presidente como uma atitude que vai permitir à Casa uma readequação, a fim de que se adapte às alterações promovidas pelas recentes modificações no regimento.
As alterações citadas pelo presidente tratam sobre a redução dos mandatos de dois para apenas um ano. Conforme prevê o texto que orienta a organização da CMS, os atuais ocupantes também poderão ser reconduzidos aos seus cargos.
Ao iniciar sua fala deliberando sobre o assunto, Geraldo Júnior afirmou que a prorrogação foi amplamente debatida com o procurador-geral da Câmara, Edvaldo Brito (PSD), e estaria amparada no artigo 241 do regimento interno, que permite excepcionalidades. O prazo poderá ser ampliado em mais 15 dias.
“Discuti amplamente com o vereador Edvaldo Brito. Em função do projeto alterando a lei orgância no prazo máximo das comissões de até um ano, as comissões estão, em sua formação, extintas”, ressaltou Geraldo Júnior ao iniciar sua fala deliberando sobre o assunto.
A eleição para composição dos membros das comissões chegou a ser convocada pelo presidente na última semana e seria debatida na reunião do Colégio de Líderes, mas acabou não entrando na pauta do encontro.
Segundo apurou o Bahia Notícias, o atraso na eleição dos nomes na última semana foi visto como um aceno da presidência no intuito de gerar um clima de suspense desnecessário, fazendo com os pares não saibam o que vai acontecer ou quais pessoas vão ocupar as vagas disponíveis.