domingo 22 de dezembro de 2024
General Juan José Zúñiga é apontado como nome por trás de tentativa de golpe, na Bolívia — Foto: Divulgação/Exército da Bolívia
Home / NOTÍCIAS / General é preso, e tentativa de golpe na Bolívia termina em fracasso
quarta-feira 26 de junho de 2024 às 20:26h

General é preso, e tentativa de golpe na Bolívia termina em fracasso

NOTÍCIAS


O general Juan José Zuñiga, apontado como o responsável por tentativa de golpe de Estado na Bolívia, foi preso na noite desta quarta-feira. A prisão foi determinada pela Procuradoria-Geral do país, segundo a imprensa local. Zúñiga foi capturado e conduzido a um veículo policial nas proximidades de um quartel militar. “Está detido, meu general!”, declarou o vice-ministro de Governo (Interior), Jhonny Aguilera, segundo imagens da televisão estatal.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, convocou os bolivianos a se mobilizar contra uma tentativa de “golpe de Estado” e nomeou um novo comando militar horas depois de ter pedido respeito à democracia ao denunciar “mobilizações irregulares” de militares em frente ao Palácio Queimado, a sede presidencial em La Paz, na Praça Murillo. Em meio à movimentação das tropas, Arce anunciou o general José Wilson Sánchez Velázquez como novo comandante das Forças Armadas, sucedendo ao general José Zúñiga.

Ao assumir, Sánchez ordenou o regresso das tropas a seus quartéis, que procederam a se desmobilizar da praça. O golpe fracassado foi condenada por todo o espectro político boliviano e pela comunidade internacional.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!