Gabriel Boric Font, de 36 anos, é oficialmente o novo presidente do Chile. Após ser eleito em disputadas eleições em dezembro passado, Boric tomou posse nesta sexta-feira, 11, se tornando assim o presidente mais jovem da história do Chile.
O novo presidente, eleito pela coalizão de esquerda Apruebo Dignidad, recebeu hoje a faixa que era do então presidente e rival político, Sebastian Piñera, de direita.
A cerimônia começou por volta do meio-dia e foi breve, com poucos convidados, no salão de honra do Congresso do Chile em Valparaíso, a pouco mais de 100 quilômetros de Santiago. Na sequência, Boric desfilou de carro pelas ruas no entorno, e deve discursar ainda hoje.
Símbolo de uma geração
Ex-líder estudantil e deputado, Boric ganhou projeção durante manifestações nacionais de estudantes em 2011, assim como outros líderes de sua geração, como os também deputados Camila Vallejo e Giorgio Jackson – ambos agora ministros do governo.
A eleição de Boric é símbolo de uma geração de jovens que foram às ruas do Chile ao longo dos últimos anos, culminando nos protestos massivos que varreram o país em 2019, o chamado “Estallido social”.
No pleito de dezembro, Boric foi eleito nas eleições com maior participação popular da história do Chile, país onde o voto é facultativo. Foram às urnas oito milhões de pessoas, mais de 55% de participação.
Boric venceu o segundo turno em 19 de dezembro contra o ultradireitista José António Kast, com 55,9% dos votos. Com seis milhões de votos, se tornou também o presidente mais votado da história da democracia chilena.