As fundações do PT e do PSol vão se reunir conforme a coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, para discutir o programa de governo de Lula. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quarta-feira (9) entre representantes das duas siglas.
Pelo PT, participaram a presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann, o secretário geral, o deputado Paulo Teixeira, e o vice-presidente da sigla, o deputado José Guimarães.
Já pelo PSol estiveram o presidente do partido, Juliano Medeiros, o pré-candidato do PSol ao governo de SP, Guilherme Boulos, e a deputada Taliria Petrone.
O PSol já fez críticas à possibilidade de Geraldo Alckmin, ex-tucano, ser o vice-presidente na chapa de Lula. Para a sigla, o apoio a Lula deve ser programático, ou seja, dependerá das pautas do PSol que o petista aceitar incluir em seu plano de governo.
Em entrevista em janeiro, Boulos atacou Alckmin na vice: “Se eu me filiar ao DEM ou ao PSL amanhã, ninguém vai achar que eu sou de direita (risos). Tenho uma história. O Alckmin tem a dele. Não adianta mudar a roupa“.
A fundação do PT é a Fundação Perseu Abramo, comandada pelo ex-ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Já a do PSol é a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, presidida pela ativista Natália Szermeta.