segunda-feira 17 de junho de 2024
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Home / Mundo / MUNDO / Fórum comemora 50 anos da relação bilateral entre Bahia-China
quarta-feira 22 de maio de 2024 às 12:10h

Fórum comemora 50 anos da relação bilateral entre Bahia-China

MUNDO, NOTÍCIAS, TURISMO


Salvador sedia, nesta terça-feira (21), o II Fórum Bahia-China, que marca as celebrações dos 50 anos da relação bilateral entre os países. O evento, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), tem programação das 8h às 17h, no Hotel Deville, no bairro de Itapuã. A mesa de abertura contou com a participação da consulesa-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Tian Min.

O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, destacou que os 50 anos marcam uma relação comercial, econômica e amigável com o principal parceiro econômico da Bahia em diversos setores. “Nós tivemos uma pauta no ano passado de mais de 100 bilhões de valores reais. Temos vários ganhos com a troca de expertise, de tecnologia. São dois memorandos de entendimento assinados com a China, a SEI e a Universidade de Tsinghua, que é a maior Universidade da Ásia, e a Universidade de Shandong, de Ciências Macroeconômicas, a qual temos hoje, aqui, seis headmasters, professores das universidades, que estão abrilhantando o evento e discutirão temas relacionados à logística de transporte, à economia de baixo carbono e à construção de cidades inteligentes”, pontuou.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Para a consulesa-geral, o momento é favorável para a realização do evento, tanto pela celebração da data quanto pelas boas relações entre os dois países. “Este Fórum se dedica aos temas de cidades inteligentes, de energia limpa e tecnologia, e eu penso que é muito importante para impulsionar muito mais as relações amigáveis, com muitos resultados prolíferos nestas matérias”, afirmou Tian Min.

O fórum marcou, também, o lançamento do livro comemorativo China Brasil, 50 anos de Diplomacia – Novas Rotas para um Novo Tempo, que traz um artigo da SEI. “Convido a todos a ler esse artigo porque conta a relação da Bahia com a China. Nós mandamos, no ano passado, 32 servidores para a China, custeados pelo Consulado e pelo Ministério do Comércio. Isso é um investimento do Governo do Estado no seu patrimônio, que é o servidor público. E esse seminário vai fazer com que a Bahia se desenvolva cada vez mais, que a gente tenha um desenvolvimento sustentável, equilibrado e voltado para a nossa população”, acrescentou.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Além do diretor-geral da SEI, estiveram presentes, representando o Governo do Estado, os secretários de Turismo, Maurício Bacelar; de Cultura, Bruno Monteiro; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, dentre outros gestores baianos e chineses. “A Bahia tem uma relação muito estreita com a China. Fóruns como esse, além de fortalecerem esses laços que estão estabelecidos há mais de 50 anos, sejam na área cultural, na área comercial, também se refletem na atividade turística. Um evento como esse está no turismo de eventos e, com as características que a Bahia tem, serve como uma verdadeira vitrine”, garantiu Bacelar.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

BYD

A dimensão atual assumida pela parceria sino-brasileira reflete enormes avanços e justifica a posição de destaque na política externa do governo brasileiro e nas articulações promovidas pelo Governo da Bahia. A geração de emprego é um dos benefícios.

Apenas a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) anunciou que 10 mil postos de trabalho (diretos e indiretos) serão gerados na Bahia com a operação das novas plantas. Outros investimentos acontecem em áreas como mineração, energia, agropecuária, logística, sustentabilidade, dentre outras.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Veja também

Programas de Salvador colaboram para sucesso de atletas em competições internacionais

Seguir a carreira esportiva é uma trajetória que, além de esforço e dedicação diários, também …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!