domingo 5 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / CURIOSIDADES / FluxJet, o trem que viajará a 1.200 km/h
quinta-feira 5 de janeiro de 2023 às 07:49h

FluxJet, o trem que viajará a 1.200 km/h

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


A TransPod, uma startup canadense do setor de transporte, apresentou sua mais recente inovação: um híbrido entre trem e aeronave que promete transformar a maneira como passageiros e cargas são transportados ao redor do mundo.

Com sistemas de propulsão e energia limpa sem combustível fóssil, o veículo, batizado de FluxJet, é totalmente elétrico e apresenta avanços tecnológicos na transmissão de energia sem contato e um novo campo da física chamado fluxo de vigilância. Tudo isso permite que ele viaje em uma via protegida a mais de 1.000 km/h – mais veloz do que um jato e três vezes mais rápido do que um trem de alta-velocidade.

“Este marco é um grande salto em frente”, disse Ryan Janzen, cofundador e CTO da TransPod em comunicado. “O FluxJet faz a conexão entre pesquisa científica, desenvolvimento industrial e infraestrutura massiva para atender às necessidades dos passageiros e reduzir nossa dependência de jatos e rodovias que consomem combustível fóssil.”

Foto: Divulgação

Quando pronto, o misto de trem e aeronave operará exclusivamente na TransPod Line, um sistema de transporte tubular terrestre da TransPod que irá conectar pessoas, cidades e empresas com transporte de alta velocidade acessível e ambientalmente sustentável.

Recentemente a startup anunciou um investimento de US$ 18 bilhões (aproximadamente R$ 92,7 bilhões) e o início da próxima fase do projeto de infraestrutura para construir a Linha TransPod que prevê conectar as cidades de Calgary e Edmonton em Alberta, no Canadá.

Os trabalhos preliminares de construção, incluindo a avaliação do impacto ambiental, já começaram. Segundo a startup, uma vez que o sistema estiver em operação, custará aos passageiros 44% menos do que uma passagem de avião para percorrer o corredor.

Veja também

Decisão bilionária: Warren Buffett vende ações da Apple

Alta de 48% nas cotações da Apple pode ter sido justificativa para a venda A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas