O indicado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar o Ministério da Justiça, Flávio Dino, afirmou de acordo com Agência Estado, que os procedimentos de segurança da posse do petista serão reavaliados e reforçados após a instalação de um dispositivo explosivo em um caminhão perto do aeroporto de Brasília no último sábado (24).
Em uma publicação nas redes sociais na noite deste domingo (25), Dino garantiu que a posse de Lula vai ocorrer “em paz” e que “o combate a terroristas e arruaceiros” será intensificado.
– A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá – escreveu o ex-governador do Maranhão.
Embora não tenha assumido oficialmente o cargo, Dino acompanha os desdobramentos da bomba localizada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em uma estrada de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com a investigação da Polícia Civil, o principal suspeito de fabricar o dispositivo é o paraense George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos.
A investigação sobre o dispositivo explosivo está sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal, mas o atual ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que acionou a Polícia Federal para acompanhar as investigações e atuar “no âmbito de suas atribuições”.