domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Flávio Dino anuncia que PF tratará violência política de gênero como crime federal
segunda-feira 20 de março de 2023 às 18:32h

Flávio Dino anuncia que PF tratará violência política de gênero como crime federal

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, recebeu, nesta segunda-feira (20), a senadora Soraya Thronicke (União-MS) e a deputada federal Natália Bonavides (PSol-RN) para discutir segundo Victor Fuzeira e Celimar de Meneses, do Metrópoles, o aumento da violência política de gênero. Após o encontro, Dino determinou a abertura de inquérito na Polícia Federal para apurar os crimes de ódio cometidos contra as congressistas.

O titular da pasta afirmou que há uma “tentativa de silenciamento” das mulheres na política por meio de ameaças físicas e verbais. “Essas pessoas se dedicam profissionalmente a atacar mulheres na política. Não é um debate político que pode, eventualmente, ganhar calor, são quadrilhas que se destinam a intimidar a presença de mulheres na política, desqualificando-as”, explicou o ministro.

“Isso faz com que mulheres saiam da política, com que famílias fiquem em pânico e novas militantes se afastem da política porque obviamente não querem ser vítimas dessa tipo de violência física e verbal… As fake news viraram uma praga nacional, industrializada por políticos irresponsáveis que se dedicam à essa indústria da mentira”, prosseguiu Dino.

Segundo o ministro, as parlamentares pontaram o aumento dos casos de violência política de gênero. “É importante lembrar disso, a violência política de gênero no código eleitoral, que é um crime federal, não se refere apenas às candidatas, citei uma série de documentos que mostram ameaças graves, sempre utilizando de menosprezo a condição de mulher com objetivo de impedir a condução do mandato”, enfatizou.

“Então temos hoje uma determinação do MJSP de que a Polícia Federal vai tratar esses casos de violência política de gênero como crimes federais, portanto, ultrapassando a ideia de crimes contra a honra apenas. Claro que são crimes contra a honra, são calúnias, são injúrias, são difamações, mas nós vamos tratar doravante como crimes federais a violência política de gênero”, completou.

Veja também

O ministério de Lula que atrai a atenção de Arthur Lira

Interlocutores de Arthur Lira (PP-AL) dizem de acordo com Lauro Jardim, do O Globo, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!