segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Ag. Brasil
Home / DESTAQUE / Flávio Bolsonaro vai à Justiça contra petista que não sabe inglês na Apex
segunda-feira 17 de abril de 2023 às 17:02h

Flávio Bolsonaro vai à Justiça contra petista que não sabe inglês na Apex

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entrou com uma ação na Justiça de acordo com Carla Araújo, do Uol, para tentar reverter a nomeação do ex-senador Jorge Viana (PT-AC) para o comando da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil).

Viana, que foi indicado para o cargo em janeiro pelo presidente Lula, alterou o estatuto do órgão em março em benefício próprio, ao eliminar a obrigatoriedade de inglês fluente para ocupar o cargo. A Apex é o órgão responsável por divulgar os produtos brasileiros no exterior.

Na ação, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tenta liderar a oposição ao governo Lula, critica a manobra e afirma que a mudança no estatuto está “em total desalinho aos preceitos da moralidade administrativa e impessoalidade”.

O senador Flávio Bolsonaro argumenta ainda que considera imprescindível que o ocupante da Apex “preencha requisitos mínimos para o bom exercício do cargo, sobretudo a fluência na língua inglesa, eis que as atividades se encontram inseridas em um contexto de comércio e negociações internacionais”.

Na ação, Flávio pede a nulidade da nomeação de Viana, inclusive com a devolução dos salários recebidos nesses meses. A remuneração da presidência da Apex é de R$ 65 mil mensais.

O senador solicita ainda que a mudança no estatuto feita por Viana seja revogada, para que a norma volte a ter a redação anterior, que exige “a fluência ou nível avançado no idioma inglês”.

A coluna de Carla Araújo informa que procurou o ex-senador Jorge Viana para comentar, mas ainda não obteve retorno.

Veja também

O que esperar da troca de comando no Congresso com a eleição de sábado (1º)

No próximo sábado (1º), a partir das 11h, no Senado, e das 16h, na Câmara, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!