A Atvos, uma das principais produtoras de etanol do país, anunciou nesta segunda-feira que passou a ser controlada pelo fundo de investimento brasileiro FIP Agroenergia, abrindo caminho para um investimento do Mubadala Investment Company, de Abu Dhabi, que fará dele o próximo controlador da Atvos.
O FIP está comprometido em implementar as condições acordadas para que o Mubadala invista 500 milhões de reais em troca de uma fatia de 31,5% do capital da Atvos, disse a empresa do setor sucroenergético em comunicado.
A Atvos detalhou à Reuters que, após o aporte do Mubadala, o fundo árabe se tornará o controlador da companhia. Os outros 68,5% do controle da Atvos serão divididos entre bancos credores, o conglomerado Novonor e o grupo do executivo Ricardo Knoepfelmacher, conhecido como RK, que vai gerir essa fatia por meio do fundo FIP Agroenergia.
Vale destacar que o grupo RK adquiriu a participação do fundo americano Lone Star na Atvos.
Os recursos do investimento do Mubadala serão direcionados para aumentar a capacidade de produção da Atvos, visando ultrapassar 30 milhões de toneladas de moagem de cana-de-açúcar por safra.
No ciclo passado, a empresa, que já foi controlada pela construtora Odebrecht, processou 22,5 milhões de toneladas de cana.
“Enxergamos uma alta capacidade de crescimento e transformação da companhia, seja nos aspectos operacional, financeiro ou socioambiental”, disse no comunicado o novo CEO interino da Atvos, Giovanni Forace, que também foi anunciado para o cargo nesta data.