Além de novidades na estrutura e a operação especial de ônibus, o Festival Virada Salvador vai contar com um esquema de segurança reforçado nos cinco dias de evento. A festa vai contar com a tecnologia de reconhecimento facial, uma contagem de público em tempo real e 1,6 mil policiais e bombeiros que vão trabalhar pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) em toda a área da arena O Canto da Cidade.
Não é só dentro da arena que o esquema de segurança vai funcionar. Isso porque as câmeras com o sistema de reconhecimento facial e de placas veiculares serão empregadas para monitorar as áreas interna e externa da festa. Inclusive, uma plataforma de observação elevada ficará estacionada em ponto estratégico.
Nos portais de abordagem, a SSP vai utilizar a tecnologia de contagem de público, garantindo o melhor emprego das equipes policiais e de bombeiros. Ao todo, cerca de R$ 1,2 milhão serão investidos para o esquema de segurança que será implantado na orla da Boca do Rio.
No evento, também estará presente o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP será ativado com profissionais de 19 instituições estaduais e municipais, auxiliando na tomada de decisões e no gerenciamento de ocorrências. A Polícia Militar reforçará o policiamento na área externa da festa, com patrulhas de duas e quatro rodas, monitoramento com equipes de ciclistas e Cavalaria. As guarnições também estarão divididas nos Portais de Abordagem e em Postos na área da festa.