Em mais um passo para concretizar o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) liberou segundo o jornal Correio, a desapropriação de imóveis particulares apontados como necessários à implantação da linha férrea entre Ilhéus e Caetité.
Ao mesmo tempo, segundo a publicação, autorizou que a Bafer, braço da Bamin no setor de ferrovias, toque os processos voltados a desapropriar áreas com sinal verde para invocar caráter de urgência previsto na legislação.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, também conhecida como Ferrovia Oeste-Leste, como EF-334 pelo Plano Nacional de Viação e oficialmente como Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto, é uma ferrovia transversal brasileira em construção.
O projeto visa formar corredor logístico de transporte, ampliando as possibilidades de escoamento da produção econômica do país pelo Porto Sul. No estado da Bahia, a ferrovia passará por regiões produtoras de minério de ferro e afins (cidades como Caetité, Pindaí, Tanhaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Brumado) e de grãos (Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério).
Parte do trajeto da ferrovia inclui a maior ponte ferroviária da América Latina, que atravessa o leito do Rio São Francisco, entre os municípios baianos de Serra do Ramalho (margem esquerda do rio) e Bom Jesus da Lapa (margem direita). A ponte que começou a ser construída em dezembro de 2014, compreende 82 pilares verticais e 2,9 quilômetros de extensão.
Bitola: bitola irlandesa; 1 600 mm (5,25 ft)
EF: EF-334
Extensão: 1.527 km (949 mi)
Interconexão Ferroviária: Ferrovia Norte-Sul; Ferrovia Centro-Atlântica
Sigla ou acrônimo: FIOL
Tempo de operação: 2025 (previsto)