A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) celebrou a iniciativa da Brazil Iron Mineração Ltda, que fez um pedido de autorização ferroviária ao Ministério da Infraestrutura para a construção de 120 km de ferrovias e um terminal ferroviário na Bahia. Com investimentos previstos de R$ 1,2 bilhão, o empreendimento é visto como de extrema importância para o desenvolvimento do setor produtivo do estado.
De acordo com o Ministério, o projeto será desenvolvido em três etapas: (i) construção de 70 km de ferrovia, entre o município de Abaíra de Brumado na Bahia; (ii) carregamento na região da mina, incluindo acesso às áreas de estocagem de minério e suas estações de carregamento, em percurso estimado em 50 km e (iii) estudos técnicos para que a empresa amplie os trilhos e conecte suas minas também à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O tema ferrovias é de alta prioridade para a economia da Bahia, por isso, a FIEB, no seu papel de representar as indústrias do estado, tem manifestado a defesa dos investimentos junto aos órgãos e instituições federais, como o Ministério de Infraestrutura, ANTT, Valec, Senado Federal, dentre outros. A Federação também faz articulações neste sentido com o governo estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura. A entidade ainda está em permanente diálogo com a VLI (operadora da FCA) e com a Bamin, cujos representantes fazem parte dos conselhos temáticos da casa.
“A FIEB vai disponibilizar sua estrutura para que essa inciativa tenha sucesso e continue a acompanhar com elevado interesse outras em curso, notadamente a renovação da FCA e a construção da FIOL”, afirma o gerente de Estudos Técnicos da FIEB, Ricardo Kawabe.