O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que serão destinados R$ 200 milhões para modernização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), subordinado ao ministério. “Em tempos de mudanças climáticas, o nosso instituto de meteorologia é ainda muito analógico e necessita que os servidores coletem dados diariamente. Investiremos R$ 200 milhões para fazer modernização, simplificação e uso de algoritmos pelo Inmet para até o fim de 2026 termos o melhor instituto meteorológico da América Latina”, disse Fávaro nesta terça-feira (27) em palestra na Associação Comercial de São Paulo, promovida pelo Conselho do Agronegócio da entidade.
Segundo o ministro, o objetivo do governo com a reestruturação do instituto é equipá-lo para ser um instrumento para apoio com as mudanças climáticas mais frequentes.
“Queremos equipá-lo para que possamos minimizar os efeitos das mudanças e dos extremos climáticos para, por exemplo, recomendar melhor até o seguro agrícola”, afirmou o ministro.
Aos empresários paulistas, Fávaro citou ainda a necessidade de modernização também do seguro rural com uso de algoritmos e inteligência artificial. “Há modelos a serem seguidos, mas o desafio é fazer isso se tornar realidade. Quando modernizarmos a base do seguro, teremos um sistema mais sustentável economicamente”, afirmou, mencionando que a modernização do seguro agrícola vai exigir também mudanças na legislação brasileira.