quinta-feira 18 de julho de 2024
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Home / JUSTIÇA / Fator Moro pesou para Lula não escolher Lewandowski como ministro na transição
terça-feira 12 de dezembro de 2023 às 09:15h

Fator Moro pesou para Lula não escolher Lewandowski como ministro na transição

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Nome favorito do presidente Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Justiça hoje, Ricardo Lewandowski chegou a ser cogitado pelo presidente como opção para o posto na montagem de governo.

Durante a transição, Lula avaliou escolher o, na época, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para assumir o Ministério da Justiça, mas de acordo com a coluna de Bela Megale, ele desistiu.

Um dos fatores que pesaram para o presidente não levar a ideia adiante era a similaridade que uma eventual ida de Lewandowski para o seu governo poderia ter com a entrada de Sergio Moro na gestão de Jair Bolsonaro. Se o ministro aceitasse o cargo, teria que largar a magistratura para ocupar o ministério, como fez Moro em 2019.

Lewandowski também tinha ressalvas sobre assumir o comando do Ministério da Justiça naquele momento, além de não apresentar interesse em adiantar sua aposentadoria, que se deu em abril de 2023.

Um dos fundamentos que embasaram a decisão do Supremo sobre a parcialidade de Moro na Lava-Jato foi o ex-juiz ter deixado a magistratura para ingressar no governo Bolsonaro. A defesa de Lula apontou que Moro se beneficiou de decisões que deu, ao impedir o petista de concorrer à Presidência no pleito em que o capitão foi eleito.

O cenário de Lewandowski, atualmente, é considerado distinto tanto por ele, quanto por integrantes do governo. A avaliação é que o jurista já está aposentado há oito meses do STF, o que distingue bem sua trajetória em relação à de Moro.

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!