A deputada Fátima Nunes (PT) quer prestar uma homenagem póstuma ao ex-deputado federal Zezéu Vieira Ribeiro, dando o seu nome ao túnel que vai ligar à Avenida Suburbana à BR-342, próximo à estação de metrô. No projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com esse objetivo, Fátima contou a história de Zezéu, que nasceu em Salvador em 1949 e morreu, em 25 de fevereiro de 2015, aos 65 anos.
No documento, a deputada conta que o homenageado iniciou sua vida pública no Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento da Bahia (IAB/BA). “Sua trajetória e desempenho representativo vai qualificá-lo para ocupar, aos 29 anos, a presidência do IAB/BA, no período de 1978 a 1979”, contou ela, explicando que a gestão, apoiada por uma participante e ativista diretoria, “manteve a liderança do instituto nas discussões sobre os problemas da cidade e nas mobilizações coletivas para transformar a realidade em que vivia o país diante do cerceamento das liberdades democráticas”.
Zezéu exerceu também a função de conselheiro, representando a categoria profissional dos arquitetos junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA). Foi eleito para uma das diretorias da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e atuou como representante da categoria profissional no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), na gestão 1983 a 1986.
“Dentro dos princípios clássicos do político, sua vocação para buscar o bem comum, suas práticas éticas e sua verve conciliadora, impulsionaram Zezéu para o espaço missionário da política, convicto da importância da participação dos cidadãos no exercício da vida pública, sem se deixar contaminar”, afirmou Fátima, no documento.
Como homem público, Zezéu filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1982. preside o Diretório do Partido na Bahia, entre 1995 a 1999. Posteriormente, passa integrar o Diretório Nacional do PT, no período de 2001 a 2003, funções que ocupa advogando pela inclusão de pautas relativas a discussão do Desenvolvimento Urbano, do Urbanismo, do Patrimônio da Cultura e da importância do papel da arquitetura.
Entre 1999 a 2003, exerce, por três mandatos consecutivos, a condição de vereador na Câmara Municipal de Salvador. “Além do legado da discussão sobre a gestão da cidade e de fazer chegar ao público a importância da discussão do Plano Diretor do Município, sua atuação elava o tom dos debates internos da Câmara ao dirigir a Comissão de Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Orçamento e Fiscalização”, contou Fátima Nunes.
Depois, já na Câmara dos Deputados, Zezéu desempenhou importante papel político e se destacou como autor, coautor e apoiador de projetos de lei de indiscutíveis alcances sociais. Além disso, acrescentou a parlamentar, atuou em comissões que revelam o seu perfil de interesses e preocupações, a exemplo da Comissão de Viação e Transportes; da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; da Comissão de Cultura e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.