Conforme o programa Bahia Rural, da TV Bahia, a falta de chuva em cidades do interior da Bahia provocou a redução do Rio Paraguaçu, o maior do estado, e praticamente secou o trecho do Rio Jacuípe, que corta a cidade de Riachão do Jacuípe, a cerca de 190 km de distância de Salvador. Agricultores relatam perdas na produção rural e prejuízos financeiros por causa da estiagem.
No Paraguaçu, maior rio totalmente baiano, que nasce na Chapada diamantina e desagua na Baía de Todos-os-Santos, a vazão caiu 95%. O Instituto Nacional de Recursos Hídricos (Inema) chegou a reduzir pela metade e a quantidade de água que pode ser retirada para irrigar as plantações.
O reservatório abastece a região mais populosa do estado, que inclui Salvador, cidades da região metropolitana, e Feira de Santana, o segundo maior município baiano. Sem chuva, o lago reduziu para pouco mais de um quarto da capacidade.
Apesar de a situação despertar o alerta à região mais populosa do estado, o Inema disse que, por enquanto, não há risco de desabastecimento.