Nesta última terça-feira (25), o Facebook anunciou que está acelerando os planos para internacionalizar sua aba de notícias. Ela é conhecida como Facebook News, onde a rede social remunera os editores pelas histórias publicadas.
A aba começou a funcionar no fim do ano passado nos Estados Unidos. Ela se estenderá nos próximos seis meses a outros países. Dessa forma, entre eles poderiam estar Brasil, Grã-Bretanha, França, Alemanha e Índia.
“Em cada país, pagaremos aos editores de notícias para nos assegurarmos de que seu conteúdo esteja disponível no novo produto”, disse a vice-presidente de alianças do Facebook Global News, Campbell Brown, em uma postagem em um blog.
“Continuaremos criando novos produtos e realizando investimentos globais para ajudar a indústria de notícias a construir modelos comerciais duradouros”, emendou.
‘Bom começo’
O Facebook News teve um “bom começo” nos Estados Unidos e gerou um importante tráfego on-line para os editores de notícias, segundo Brown.
“Baseando-nos neste progresso, estamos acelerando nossos planos para nos expandir internacionalmente”, acrescentou.
As agências de notícias e produtores de conteúdos informativos buscam novas formas de ganhar dinheiro na medida em que a receita com publicidade e a atenção das pessoas se deslocaram para o ciberespaço, onde muitas vezes as histórias estão disponíveis de forma gratuita, uma dinâmica criticada pelos editores.
“A inovação é fundamental para construir um ecossistema de notícias sustentável”, disse Brown.