segunda-feira 1 de julho de 2024
O deputado federal Yuri do Paredão anunciou filiação ao MDB — Foto: Reprodução / Redes Sociais
Home / NOTÍCIAS / Expulso do partido de Bolsonaro após foto fazendo o ‘L’, Yury do Paredão anuncia filiação ao MDB
sábado 4 de novembro de 2023 às 07:10h

Expulso do partido de Bolsonaro após foto fazendo o ‘L’, Yury do Paredão anuncia filiação ao MDB

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Expulso do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após uma fotografia “fazendo o L” em agenda com ministros de Lula, o deputado federal Yury do Paredão anunciou sua filiação ao MDB na última quarta-feira. A legenda faz parte da base governista no Congresso Nacional.

A saída de Yury do PL ocorreu em julho deste ano, após uma reunião entre o parlamentar e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar eleito pelo Ceará agradeceu nomes como o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) pela recepção na legenda.

“Chego ao MDB levando os meus ideais em defesa do Brasil com liberdade, respeito, tolerância e desenvolvimento econômico com inclusão social”, disse o deputado.

Antes mesmo da fotografia, Yury já havia incomodado os nomes do PL mais próximos ao bolsonarismo. Quando o Planalto articulava para evitar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, em fevereiro, o parlamentar chegou a retirar sua assinatura do requerimento. A postura foi interpretada como um aceno ao governo, já que a oposição tentava emplacar a comissão.

Em maio, Yury desagradou parte da sigla ao comparecer a um evento com Lula e posar para foto com o chefe do Executivo. Mas o estopim ocorreu em julho, após o portal Metrópoles divulgar uma fotografia do parlamentar “fazendo o L” em agenda no estado com os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).

Yury do Paredão (à direita) faz o L em foto com petistas — Foto: Acervo/Coluna Paulo Cappelli
Yury do Paredão (à direita) faz o L em foto com petistas — Foto: Acervo/Coluna Paulo Cappelli

Após pressão dos bolsonaristas, Valdemar anunciou a expulsão do cearense. “Recebi na sede do PL Nacional o deputado Yury do Paredão, do Ceará, a quem reafirmei que será expulso do partido por não comungar dos ideais de nossa legenda”, escreveu. Em julho, em entrevista ao GLOBO, Yury afirmou que a fotografia se tratava de um “momento de alegria”, mas que respeitava a decisão do dirigente .

A expulsão de Yury ajudou o deputado, que ficou livre para se filiar a outro partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Valdemar Costa Neto com Yury do Paredão — Foto: Reprodução/Twitter
Valdemar Costa Neto com Yury do Paredão — Foto: Reprodução/Twitter

— Não esperava que fosse (vazar a foto). Foi um encontro democrático com os ministros de Lula. Na verdade, a foto foi um momento de alegria pela inauguração da bomba, mas respeito a decisão de Valdemar — descreveu Yury sobre a agenda que reverberou na sua saída do PL.

Veja também

Prefeitura reforma mais 200 casas e ultrapassa 1,4 mil habitações no bairro de Coutos

Moradora da comunidade Vila Alex, em Coutos, Monique dos Santos, 31 anos, passava por muitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!