sábado 24 de fevereiro de 2024
Forças de Defesa Israelenses dispostas na fronteira de Gaza. - Foto: Alexi J. Rosenfeld/Getty Images
Home / Mundo / MUNDO / Exército de Israel invade cidade considerada refúgio do Hamas no sul de Gaza e planeja inundar túneis
quarta-feira 6 de dezembro de 2023 às 08:43h

Exército de Israel invade cidade considerada refúgio do Hamas no sul de Gaza e planeja inundar túneis

MUNDO, NOTÍCIAS


As tropas israelenses estão lutando no coração de Khan Younis, maior cidade do sul da Faixa de Gaza. Segundo um comandante militar israelense, os combates de casa em casa são os mais pesados desde o início da guerra contra o Hamas, em outubro. Depois de dias alertando os civis para deixarem a cidade, as forças israelenses intensificaram seus ataques no sul do território.

– Estamos no dia mais intenso desde o início da operação terrestre, em termos de terroristas mortos, número de tiroteios e uso de poder de fogo terrestre e aéreo – disse o comandante do comando militar do sul de Israel, o general Yaron Finkelman.

Bombardeios

Depois de mais de um mês de combates concentrados no norte de Gaza – e de um cessar-fogo de uma semana que expirou na sexta-feira, 1° -, Israel diz acreditar que os líderes do Hamas que planejaram os ataques de 7 de outubro, que deixaram mais de 1,2 mil mortos no sul de Israel, estão no sul de Gaza.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas israelenses, Herzi Halevi, disse nesta terça-feira (5) que as forças israelenses, além de cercarem Khan Younis, lutavam também para consolidar o controle da Cidade de Gaza e de outros lugares no norte do enclave. Halevi afirmou que os combates muitas vezes eram de casa em casa, que os adversários às vezes usavam roupas civis.

– Nossas forças encontram em quase todos os edifícios e casas, armas e, em muitas casas, terroristas, que se envolvem em ações de combate – disse.

Exército planeja inundar túneis

O Exército de Israel está montando novas estratégias para acabar com a vasta rede de túneis do Hamas na Faixa de Gaza. Segundo o jornal Wall Street Journal, os israelenses planejam usar um sistema de bombeamento para inundar os túneis com água do Mar Mediterrâneo, com o intuito de expulsar os terroristas dos refúgios subterrâneos.

Segundo o jornal, o Exército montou bombas de água nas proximidades do campo de refugiados de Al-Shati, no norte do enclave. As bombas podem extrair água do Mediterrâneo e inserir milhares de metros cúbicos de água por hora para os túneis, inundando os locais em questão de semanas.

Veja também

Lira diz que Lula e PT devem apoiar seu candidato à presidência da Câmara em 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta última sexta-feira (23) de acordo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas