Mais um comboio com 22 viaturas do Exército Brasileiro partiu de Brasília na última sexta-feira (24) com destino ao Rio Grande do Sul. O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhou a saída da frota.
Inicialmente, 52 militares estão envolvidos na missão. Em Uberlândia (MG), outros quatro irão se juntar ao efetivo com mais duas viaturas. O deslocamento teve início às 7 horas. A previsão de chegada em Porto Alegre é dia 28 à tarde.
Gaúcho de Santa Maria, o Subtenente Alessandro, do 16º Batalhão Logístico, é um dos integrantes da missão. Esta é a primeira vez que ele volta para o estado natal após as enchentes atingirem a região. “Para mim é uma honra, é um sentimento de orgulho enorme, por ser gaúcho. Embora minha família não tenha sido muito atingida, alguns amigos foram, então é uma oportunidade que tenho para auxiliar nessa função tão importante que o Exército tem junto à sociedade”, externou o militar.
“Estou bem ansioso para chegar lá no sul com o apoio que o nosso comboio está levando”, contou o Cabo Josef, também do 16º Batalhão Logístico. Com cinco anos de Exército, esta será a viagem mais longa que ele já fez em missão.
O Comandante do Exército destacou que o esforço é parte de uma grande operação logística para transportar doações para o Rio Grande do Sul, o que comprova o senso de solidariedade do povo brasileiro. “Em cinco dias vocês vão estar lá, daqui a pouco voltam e outra equipe vai levar mais materiais, com certeza, porque o Exército Brasileiro não para. Já são 12 mil militares, aproximadamente, em função, fora aqueles que estão, como vocês, trabalhando nos bastidores para ajudar o povo gaúcho”, reforçou o General Tomás.
A carga total é de aproximadamente 320 toneladas. Somado a outros dois comboios que já partiram de Brasília nos dias 11 e 22 de maio, mais de 600 toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul apenas da capital federal.
Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável. Confira o balanço da Operação.