segunda-feira 24 de junho de 2024
Leite tratou da reconstrução do RS ao lado do ministro Paulo Pimenta e do vice-governador Gabriel Souza - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Home / NOTÍCIAS / Exército avalia condecorar Eduardo Leite e Paulo Pimenta em ‘Dia do Soldado’ no Rio Grande do Sul
terça-feira 28 de maio de 2024 às 16:10h

Exército avalia condecorar Eduardo Leite e Paulo Pimenta em ‘Dia do Soldado’ no Rio Grande do Sul

NOTÍCIAS


O comandante do Exército, general Tomás Paiva, avalia condecorar com medalhas o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), e o ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT), conforme publica  Eduardo Gayer, da coluna Estadão. A proposta que chegou ao Palácio do Planalto é fazer as homenagens em 25 de agosto, Dia do Soldado, em Porto Alegre. O Exército não confirma o plano.

Entre os militares, promover o Dia do Soldado em Porto Alegre seria uma deferência ao Rio Grande do Sul, afetado por enchentes históricas, e às tropas que estão trabalhando no local. Para a ala política do governo, é a grande oportunidade de neutralizar a resistência de Leite a Pimenta.

Não há decisão tomada porque tudo depende de como estará a capital gaúcha em agosto, para receber o evento. A única certeza é que general Tomás Paiva quer prestigiar a cerimônia, que ocorre em todos os Comandos de Área. junto ao Comando Militar do Sul. Tradicionalmente, o comandante do Exército e o presidente da República acompanham a solenidade em Brasília.

Nos bastidores, Leite manifestou incômodo com a nomeação do ex-ministro da Secom para intermediar a ajuda federal ao Rio Grande do Sul. Como Pimenta é cotado para disputar o governo do Estado pelo PT, a indicação causou um mal-estar até mesmo no Congresso, pelo potencial de criar um palanque para o deputado federal licenciado em meio à catástrofe. Ele nega a possibilidade de fazer uso eleitoreiro do cargo.

Leite e Pimenta, contudo, não consideram partir para o enfrentamento. Ministros palacianos ressaltam que não pode ser descartada a possibilidade de os dois estarem no mesmo palanque em 2026, numa chapa com o tucano candidato ao Senado e o petista, a governador. O plano “A” de Eduardo Leite, porém, deve ser a Presidência da República.

Veja também

Alckmin comemora dados de produção agroindustrial em abril

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou neste último sábado (22) dados divulgados pelo Centro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!