Nos dias 9 e 10 de outubro, oficiais e sargentos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas realizaram o Exercício de Desenvolvimento da Liderança, intenso treinamento que permite avaliar atributos da área afetiva, como autoconfiança, cooperação, criatividade, decisão, entusiasmo profissional, iniciativa e persistência. O desenvolvimento desses atributos tem reflexos marcantes no exercício da liderança, e também permite avaliar o nível de capacitação técnica e tática dos militares.
Ao todo, realizaram o exercício 13 tenentes e 48 terceiros-sargentos, além de um efetivo de cerca de cem militares que apoiaram a coordenação e execução da atividade. Durante os dois dias de treinamento, os tenentes e sargentos passaram por uma série de oficinas que preparam o combatente para enfrentar cenários de guerra e operações complexas, onde se demanda resiliência, tomada de decisões rápidas e assertivas, bem como habilidades de gestão de equipes. Os participantes vivenciam situações simuladas de pressão física e psicológica, nas quais precisam demonstrar controle emocional e conhecimento técnico para a execução de missões em ambiente militar.
O Exercício de Desenvolvimento da Liderança é realizado em todas as unidades operacionais do Exército, e inclui oficinas práticas, como ataque a posição de arma automática, contato rádio, emboscada, transporte, resgate e missões de reconhecimento. Os militares também realizam campanhas ofensivas e defensivas, patrulhas de longo alcance, exercícios de sobrevivência, entre outras oficinas. Em geral, o exercício visa colocar o tenente (comandante de pelotão) e o sargento (comandante de pequenas frações) em situações em que precisam liderar seu efetivo para alcançar objetivos militares específicos em ambiente adverso.
As práticas vivenciadas no 1° Regimento de Cavalaria de Guarda reforçaram valores como a bravura e o desprendimento, imprescindíveis para o líder militar. As atividades foram concluídas com sucesso e fomentaram a coesão e o espírito de corpo, essenciais para o bom desempenho do Regimento.